sábado, 17 de setembro de 2011

PRESTANDO CONTAS

Buscando atualização e capacitação, me permiti participar por blogs que tratem de temas relacionados à Educação a Distância. Dentre os mais atualizados e lidos, encontrei 2 blogs  que me chamaram a atenção. Posso destacar entre eles o blog http://www.educacaoadistancia.blog.br  que trata de assuntos atuais e notícias do mundo da EAD. E o blog do professor http://blog.joaomattar.com  onde o autor fala principalmente das ferramentas que podem ser utilizadas na Educação a Distância.
As matérias disponibilizadas e lidas tratam conjuntamente das facilidades que a educação a distância proporciona, permitindo que os estudantes organizem os próprios horários e dando exemplos de pessoas que continuaram os estudos devido a essa facilidade. Outros também se capacitaram para o mercado de trabalho usando a EAD como ferramenta para aquisição do seu conhecimento.
Um dos posts comentados fala dos 5 grandes erros da educação virtual. Gostaria de destacar o erro 5, deixar a diversão de fora da educação. Em minha opinião a diversão, a troca de informações é muito importante para a motivação dos alunos da EAD. Alunos motivados produzem muito mais acrescentam conhecimento para o seu dia a dia na jornada escolar e capacitação profissional.
Através de leitura de ambos os blogs, aprendi as principais diferenças e semelhanças entre a educação presencial e a EAD. A mudança no mundo que oferece novas ferramentas para se trabalhar com educação e devemos utilizá-las para buscar o objetivo do conhecimento.    
Texto:
Evitar os cinco grandes erros:
-Educação virtual é igual a Educação massiva = ERRO pois educação é um processo de um para um;
-Educação virtual= Educação complexa e misteriosa = ERRO pois não existe mistério em conectar alguém que quer aprender com alguém que quer ensinar;
-Por a tecnologia na frente da pedagogia = ERRO pois um sistema educacional deve ter a seguinte ordem: Estudante-Professor-Materias-Tecnologia;
-Subestimar professores e alunos = ERRO
-Deixar a diversão fora da educação = ERRO pois há muito espaço para espontaneidade na educação.
Blogs que acompanhei:


Comentário deixado no blog:
05-09-2011
10:52
Com a  Educação a Distância  caminhando a passos largos e cada vez mais contribuindo com a educação do nosso país, cada vez mais pessoas se integram a esta modalidade de ensino. Sendo esta a opção mais flexível para os que ainda buscam oportunidades de conhecimento e também a qualificação profissional.
Elaine
Abordando um outro post no blog do prof João Mattar http://blog.joaomattar.com 
No CIAED de 2009, apresentei o trabalho YouTube na Educação: o uso de vídeos em EaD, que resume vários pontos desta página
Comentário deixado no blog:
       Elaine Alva disse: 17 de setembro de 2011 às 10:16 Professor João, excelente texto abordado sobre o uso do youtube nas salas presenciais como complemento de material para ser exposto aos alunos. Toda a sua fala aqui neste neste é de grande valia e muito enriquecedora para os meus aprimoramentos, evolução e aprendizado em EAD. Realmente o Youtube é uma ferramenta enriquecedora e que nos proporciona de certa forma o complemento das aulas, são motivadores e até sugestivos para outras propostas. Quando nos pegamos lendo os seus artigos ou qualquer material referente ao assunto EAD são um grande aprendizado. Acompanho já há algum tempo tdo esse material e gostaria de agradecer por estar compartilhando desse estudo. Parabéns professor , estarei aqui sempre para aprender cada vez mais . Obrigada por participar, um grande abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário